terça-feira, maio 29, 2012

Escreve: sou árabe. No alto da primeira página, escreve.


Em 2002, o The New York Times publicava: "Quase 10.000 refugiados palestinos, quase todos muçulmanos, vivem em menos de 1 milha quadrada de terra, amontoados em barracos que formam becos salpicados de sucata de carros velhos, velhas bobinas de fio e lixo. Eles são refugiados há 52 anos, e muitos deles ainda guardam as chaves de suas casas que foram forçados a abandonar."

Registra-me
sou árabe
tu me despojaste dos vinhedos de meus antepassados
e da terra que cultivava
com meus filhos
e não os deixaste
nem a nossos descendentes
mais que estes seixos
que nosso governo tomará também
como se diz
vamos!
escreve
bem no alto da primeira página
que não odeio os homens
que eu não agrido ninguém
mas… Se me esfomeiam
como a carne de quem me despoja
e cuidado… Cuida-te
de minha fome
e minha cólera.

(Excerto de "Carteira de Identidade", Mahmoud Darwish, poeta e escritor palestino).



Salaam
Layla