quinta-feira, dezembro 02, 2010

Raks Rhamza

Queridos amigos, já se tornou tradicional meu convite para os espetáculos de dança que realizamos anualmente. Quem me conhece sabe da minha relação com a dança árabe, uma estreita convivência que há 11 anos tem sido meu oxigênio. Este ano, nosso espetáculo está especialíssimo, pois celebra os 25 anos de carreira de Rhamza Alli, a professora que ensinou aos meus quadris tudo o que eles sabem.

Fazer parte dessa comemoração é, para mim, algo muito gratificante. Acho que posso me considerar testemunha de um trabalho digno, guerreiro, com substância, muito diferente daquilo que se tornou o "mercado" da dança do ventre no Brasil (aliás, para mim, a combinação "mercado" e "dança" será sempre esdrúxula). Penso que hoje a dança tenha se tornado sinônimo de silicone, corpos inatingíveis, figurinos milionários e divinização de seres humanos que são, é claro, do mesmo tamanho que os outros. Um meio onde o os egos vivem na estratosfera, onde as lantejoulas escamoteiam a vaidade, a violência e a brutalidade nas relações.

A Companhia Rhamza Alli, a meu ver, ainda se preocupa com o princípio daquilo que chamamos "tribo", tão conhecido de nossos inspiradores beduínos. Aqui, somos um coletivo, que só é forte porque é grupo. Todos os anos, cada mulher desse grupo empresta seu corpo para que o feminino arquetípico nele tome forma, ganhe vida e se manifeste em beleza e movimento. Por trás de nosso trabalho, existem milhares de anos de história das mulheres, e consigo ouvir a voz de todas elas quando subo no palco. Me sinto almada e digna. Me sinto feliz por meus ovários, por meu útero, por meu corpo cheio de sementes. Consigo compreender que é nos quadris das mulheres que o Universo se sustenta.

Salaam
Layla

RAKS RHAMZA 25 anos
Espetáculo de comemoração dos 25 anos de carreira de Rhamza Alli
Sábado, 11 de dezembro de 2010 - 21 h
Teatro Ouro Verde - Londrina, PR, Brasil
Informações: (43) 3341 4194 - Rhamza Alli Escola de Danças Árabes

2 Pitacos:

Anonymous Claudia falou...

Faço minha suas palavras. É para mim uma honra poder integrar esse grupo!

12/10/2010 02:06:00 PM  
Blogger Layla falou...

Claudiópatra, que bom te ver por aqui! :D

12/12/2010 08:19:00 PM  

Postar um comentário

<< Início