sexta-feira, outubro 16, 2009

Happy Diwali

Hoje é celebrado o Diwali, grande festival hindu também conhecido como o "festival das luzes". Resolvi falar aqui sobre este importante acontecimento religioso porque nós, ocidentais, quase sempre marcados por nosso umbigocentrismo, deixamos escapar aos nossos olhos e corações verdadeiras jóias que ocorrem do outro lado do mundo. E o significado do Diwali merece ser celebrado pelo globo inteiro.

Diwali é uma palavra em sânscrito que significa algo como uma "fileira de lâmpadas", um conjunto de luzes. A luz das diyas (pavios de cordinhas de algodão mergulhados em potinhos de barro, cheios de óleo) significam a vitória do bem contra o mal dentro de cada pessoa.

No hinduísmo, em muitas partes da Índia e do Nepal, o Diwali simboliza o retorno de Rama ao lar, após 14 anos de exílio na floresta, e sua vitória sobre Ravana. A história conta que o povo de Ayodhya, capital do reino de Rama, o recepcionou com pavios de algodão iluminados (avali) em lâmpadas (dipa), daí o nome, também conhecido como dipavali. No sul da Índia, o festival marca a vitória de Krishna sobre Narakasura. No jainismo, o Diwali marca a chegada de Mahavira ao nirvana, em 15 de outubro do ano de 527 a.C. O festival é ainda comemorado pelos sikhs, e representa a iluminação da cidade de Amritsar, como comemoração pelo retorno do Guru Har Gobind Ji (1595-1644), o sexto Guru dos sikhs, que estava aprisionado junto a outros 52 reis hindus pelo imperador Jahangir. Depois de libertar os outros prisioneiros, ele foi até o Templo Dourado (Harmandir Sahib), onde foi recebido pelo povo que comemorava com velas acesas. Por causa disso, os sikhs comumente se referem ao Diwali como Bandi Chhorh Divas, ou "o dia da libertação dos cativos". O festival é comemorado também pelos budistas do Nepal.

Pode-se dizer que o significado espiritual mais importante do Diwali seja "a consciência da luz interior". Em tempos sombrios como os nossos, considero imporante que ouçamos esse chamado, sempre presente, mas tão negligenciado, do ponto de luz que fala dentro de nós. Penso que qualquer um pode ouvi-lo, desde que silencie o barulho dos outros sentimentos, dos instintos mais grosseiros que, comumente, querem reger nossa carruagem. Alimentar essa pequena luz é uma tarefa diária, pedregosa, mas benfazeja.

Desejo do fundo do coração que a iluminação interior, a voz da consciência, sempre boa, fale alto a cada um de todos os que visitam esta minha casa. E que, como para os sikhs, esse sentimento propicie nossa libertação dos tantos cativeiros a que nos prendemos. A cada um de vocês, ofereço uma velinha, com todo o meu afeto.

Salaam
Layla

(As informações desse texto foram traduzidas livremente da página http://en.wikipedia.org/wiki/Diwali.
Imagem: http://kalisipudi.wordpress.com/2008/10/28/where-are-those-lights/ )

4 Pitacos:

Blogger Giane falou...

Eu Agradeço e Recebo essa Luz e a Ofereço a Ti também, Amiga de muitos Bons Momentos e Sempre de Excelentes Palavras.

Peço ao Universo que faça Tua Luz Interior e Exterior Brilhar cada vez Mais.

Beijos mil, Amiga na Mente, nas Palavras e no Coração!!!

10/17/2009 01:36:00 PM  
Blogger Carlota e a Turmalina falou...

Querida e amada amiga de coração...
É com muita alegria interior que agradeço a luz que nos oferece.
Sim, esta nossa vida umbigocentrista nos afasta do que é realmente importante.
Muito obrigada e que eu não me esqueça de carregar tão indispensável luz comigo todos os dias, principalmente nos mais difíceis :o)

10/17/2009 04:57:00 PM  
Blogger Gislaine falou...

Oi Gi!!
Ah, que bom ler esse texto!!!
Em primeiro lugar, entendi porque o desenho da lamparina no orkut! =P
Eu não fazia idéia! hehehe
E depois, do ponto de vista do meu "umbigocentrismo", que apropriado pensar nisso e "acender as lamparinas do meu juízo", pois eu ando numa onda trevosa que dá medo!
Felizmente Deus mostra a luz a todos que tem olhos de ver... e ela pode estar onde menos se espera... num sorriso de criança ou nas palavras de uma amiga que, só não está longe porque carrego no meu coração!

Beijos!!! Amo vc!

10/18/2009 01:58:00 PM  
Blogger Renata (Mirka) falou...

Eu posso não comentar, mas estou sempre aqui!

Um beijo no seu coração!

10/26/2009 11:17:00 AM  

Postar um comentário

<< Início