domingo, maio 27, 2007

Buena Semana

Buena semana mos dé el Dió
Buena semana mos dé el Dió
Buena semana mos dé el Dió,
alegres y sanos
Buena semana mos dé el Dió, alegres y sanos.
A mis hijos bendezir
A mis hijos bendezir
Ke me los deje Dió vivir alegres y sanos
Buena semana mos dé el Dió, alegres y sanos.
Para fadar y sercurzir
Para fadar y sercurzir
Para poner tefelim, buena semana.
Buena semana mos dé el Dió, alegres y sanos.
Buena semana mos dé el Dió,
alegres
y sanos.
("Buena Semana", Fortuna, do álbum Caelestia)
A cantora Fortuna está, para mim, entre as mais belas e tocantes criaturas que resolveram abençoar o mundo com música. Brasileira de origem judaica, ela faz um resgate irretocável do cacioneiro ladino, com sonoridade medieval, docílima, sentimental. O ladino é o idioma falado pelos judeus sefaraditas da península ibérica, Grécia e Turquia.
Fortuna esteve presente em minha vida em alguns momentos simbólicos. Certa vez, durante um curso sobre mitologia que eu fazia (que abordava as deusas gregas como figuras arquetípicas), houve uma vivência no dia de estudar Afrodite. O grupo era formado por uma maioria de psicólogas e a responsável pela vivência foi uma delas, que fora minha aluna de dança árabe e por quem tenho imensa admiração e afeto. Na vivência, fomos convidadas a dançar músicas árabes e, ao final, ela fez uma aprensentação usando como tema uma música da Fortuna. Tal momento tatuou-se em minhas retinas de forma indelével. Não pude evitar chorar demais, por ver ali uma pessoa entregar-se de forma sublime a uma arte que aprendeu pelas minhas mãos e pelos meus quadris. Sentir que tive alguma participação no céu de alguma pessoa me fez, de fato, sentir vida nas veias e cores nos olhos.
Esta música é comumente cantada no Shabath, quando o sol começa a se esconder e inicia-se a nova semana. Especialmente me toca o tom maternal com que se diz: "a meus filhos bendizer, que Deus m'os deixe viver alegres e sadios".
Há algumas pessoas que visitam meu blog por quem tenho grande afeto. Pessoas que se comunicam comigo através de um mar de pensamentos, sem nunca terem sequer visto os meus olhos ou as mãos que escrevem estas coisas. Eu vos ofereço essa canção neste anoitecer de domingo, para que durante toda esta semana, e também nas outras semanas que vierem, Deus os mantenha, a vocês e a seus filhos, alegres y sanos.
Shalom/Salaam/Paz
Layla
Mais sobre Fortuna: http://fortuna.uol.com.br

6 Pitacos:

Blogger Big Daddy Big Head falou...

Querida Tia Layla...
Escrevo pelas mãos do CruzCredoPai para apenas lhe dizer que éh noise naqueles e-mails de piadas mas, só se a senhora não contar para ele, deal?
Que Deus abençoe suas palavras e que lhe traga tudo em dobro.
Boa semana Tia e cuidado com o candelabro na cabeça.
;)

5/27/2007 08:37:00 PM  
Blogger Carlota e a Turmalina falou...

Obrigada, minha adorada amiga!
Meu coração se enche de luz ao escutar suas palavras!!!
Uma iluminada semana para nós...
Beijo precioso

5/27/2007 09:29:00 PM  
Blogger Carlota e a Turmalina falou...

Ah...eu ia dizer ontem que quase fui às lágrimas com suas palavras, mas fiquei tão atrapalhada que num deu...foi emoção,lindinha...
É a idade...acho que é a idade...rs..
Bjos

5/28/2007 09:00:00 AM  
Blogger Renata (Mirka) falou...

E foi ao som de Fortuna que um dos rituais de passagem se deu esse último domingo!

Está lá, relatado no blog do filhote!

Um beijo enorme e sinta retribuído todo o carinhos que nos é ofertado aqui!

5/29/2007 07:38:00 AM  
Anonymous Anônimo falou...

Como vc consegue?Me diz, me da a receita,de como vc consegue ser tão bela, és a verdadeira flor do caos,do caos do mundo em q vivemos.Vc é parideira mesmo, pq só sendo uma pra escrever tão belo assim!Gracias!Bjos!

5/31/2007 12:52:00 AM  
Blogger Brisa falou...

Obrigada, querida, obrigada!!

6/30/2007 11:18:00 PM  

Postar um comentário

<< Início